Construbid.com.br
.
.
Login Plataforma Construbid


BLOG PARA COMPRADORES
Nosso blog para Compradores busca trazer informações que te ajudarão
a escolher o melhor fornecedor para a sua obra ou reforma.



Veja como a Construbid pode te ajudar
Publicado por: Sheila Zeuli em 15/03/2020

Nossa equipe está 100% focada em te ajudar a realizar a melhor escolha de fornecedor para a sua obra ou reforma, para isso oferecemos suporte para:
a. Elaboração da RFP (Proposta), RFI (Informações) e NDA (Confidencialidade).
b. Homologação dos fornecedores.
c. Organização da visita técnica de fornecedores.
d. Realização do BID – Concorrência / Recebimento das propostas.
e. Organização da apresentação das propostas finalistas (Short-List).
f. Processo de contratação do Prestador de Serviços escolhido.
g. Atendimento durante e pós-obra.

Construbid.com.br


Dicas para escolher o melhor fornecedor
Publicado por: Sheila Zeuli em 13/03/2020

Escolher um fornecedor para a sua obra ou reforma não precisa ser uma tarefa árdua, como muitas pessoas acreditam. Veja abaixo algumas dicas básicas que poderão te ajudar:
- Peça a visita técnica, assim você poderá conhecer o profissional que te atenderá. Muitas vezes é o proprietário da empresa fornecedora. Você poderá entender a metodologia de trabalho de cada empresa, o que poderá te ajudar a escolher o fornecedor que melhor se encaixa no seu perfil.
- Analise os sites das empresas fornecedoras.
- Peça informações sobre o histórico de reformas e obras de cada fornecedor. Muitos possuem imagens no site ou um portfólio com fotos.
- Avalie as informações de cada fornecedor, tais como CNPJ, endereço, proprietários...
- E lembre-se: Preço não deve ser o principal fator de decisão!


O mapa comparativo de preços. O que devo avaliar?
Publicado por: Sheila Zeuli em 12/03/2020

O mapa comparativo de preços é uma das ferramentas mais eficazes para se obter informações sobre os valores praticados no mercado e aferi-los.
Quanto maior for o seu conhecimento sobre os seus fornecedores, melhor será o desempenho do seu negócio.
Através do mapa comparativo de preços você poderá facilmente analisar e comparar preços, condições comerciais, formas de pagamento, prazos de entrega, garantia da obra ou reforma e itens adicionais que você definirá como importante para a sua tomada de decisão.
O objetivo do mapa comparativo de preços da Construbid é auxiliá-lo a escolher o melhor fornecedor para a sua obra ou reforma.


O que é um Bid?
Publicado por: Sheila Zeuli em 11/03/2020

BID vem do inglês, que em tradução livre, significa dar um lance, ofertar, licitar.
Bid process (ou Biding process) substantivo processo de licitação, resumindo: trata de seleção por concorrência ou licitação de empresas através de critérios múltiplos de escolha e várias etapas para seleção de fornecedores fabricantes, distribuidores ou prestadores de serviços estratégicos de alto valor agregado.
Agora já ficou mais fácil entender o significado de Construbid, ou seja “Constru”+”bid”.
“Constru” de construção
“Bid” de lances, licitação
O nosso nome por si só ja explica a essencia dos nossos serviços. Você comprador informa a sua necessidade e nós traremos para você ao menos 3 propostas comerciais de fornecedores diferentes que fazem parte da nossa plataforma para você realizar a melhor escolha para a sua obra ou reforma.
Este modelo adotado pela Construbid atende empresas de todos os porte e ramos de atividade como também pessoas físicas que desejam realizar um processo de compras mais seguro, transparente e de qualidade.

Construbid.com.br


E-procurement
Publicado por: Sheila Zeuli em 08/03/2020

Procurement vem do inglês, que em tradução livre significa aquisição.
Procurement é o processo de encontrar, avaliar, concordar com os termos e adquirir bens, serviços ou obras de uma fonte externa, geralmente por meio de um processo de lances / licitação.
A e-Procurement é a compra e venda de empresa para empresa ou empresa para consumidor ou empresa para governo de suprimentos, trabalho e serviços através da internet, bem como outros sistemas de informações e redes, como intercâmbio eletrônico de dados.

Construbid.com.br


O que é RFP?
Publicado por: Sheila Zeuli em 05/03/2020

Do Termo em inglês Request For Proposal (RFP) em portugês Requisição de Proposta é um documento que solicita uma proposta, geralmente feita por meio de um processo de licitação, por uma agência ou empresa interessada em adquirir uma mercadoria, serviço ou ativo valioso, a fornecedores em potencial para enviar propostas de negócios.
Ela normalmente é elaborada e enviada no início do ciclo de compras, no estudo preliminar ou na fase de compras.
Quando o comprador informa a sua demanda para a Construbid, automaticamente este demanda se transforma em um RFP, sendo que todos os fornecedores envolvidos no processo de BID (lances) passam a ter acesso ao mesmo documento, inclusive o documento original do cliente, se este for fornecido por ele.


O que é RFQ?
Publicado por: Sheila Zeuli em 04/03/2020

Do termo em inglês Request For Quotation (RFQ) em portugês Requisição de Cotação é um processo comercial em que uma empresa ou entidade pública solicita uma cotação de um fornecedor para a compra de produtos ou serviços específicos. RFQ geralmente significa o mesmo que:
Call For Bids (CfB) = Chamada de lances e;
Invite for Bids (IfB) = Convite para lances (IfB).
Uma RFQ normalmente envolve mais do que o preço por item. Informações como condições de pagamento, nível de qualidade por item ou duração do contrato podem ser solicitadas durante o processo de licitação.


O que é RFI?
Publicado por: Sheila Zeuli em 03/03/2020

Do termo em inglês Request For Information (RFI) em português Requisição de Informação tem como objetivo saber quais são exatamente os produtos (bens ou serviços) que o mercado pode oferecer, reunindo informações para ajudar na tomada de decisão no processo de aquisição.
Uma Requisição de Informação deve conter um convite ao potencial fornecedor perguntando sobre seu interesse em participar do processo de levantamento de informações, seus dados comerciais e organizacionais e as características técnicas do seu produto.


O que é NDA?
Publicado por: Sheila Zeuli em 02/03/2020

Do termo em inglês Non-Disclosure Agreement (NDA) em português Acordo de não-divulgação é um contrato legal entre pelo menos duas partes que descreve material confidencial, conhecimento ou informação que as partes desejam compartilhar entre si para determinados fins, mas desejam restringir o acesso.
NDA geralmente significa o mesmo que:
Confidentiality Agreement (CA)= contrato de confidencialidade;
Confidential Disclosure Agreement (CDA) = Contrato de Divulgação Confidencial;
Proprietary Information Agreement (PIA) = Contrato de Informações Proprietárias ou;
Secrecy Agreement (SA) = Contrato de Sigilo


A visita técnica e sua importância para você.
Publicado por: Sheila Zeuli em 25/02/2020

A visita técnica se caracteriza por ser um termo abrangente, que define qualquer tipo de incursão de pessoal técnico ao canteiro ou local da obra, em qualquer das fases da obra.
O principal objetivo é mitigar a falta de entendimento do projeto. Seja por conta da complexidade do projeto, pela falta de informações apresentadas ou pela dificuldade em ler projeto que o executor possa ter, dúvidas sempre existem.
A visita técnica busca prever e resolver antecipadamente problemas com:
a. Falta de percepção do terreno;
b. Desorganização;
c. Desperdício de material;
d. Prazos;
e. Erros nos orçamentos.


Projeto arquitetônico
Publicado por: Sheila Zeuli em 15/02/2020

Conheça as principais etapas do Projeto Arquitetônico:

1. Levantamento ou briefing
Essa é uma etapa preliminar realizada em conjunto com o cliente, para que o arquiteto possa compreender suas necessidades e desejos. Definindo:
Objetivos;
Programa de necessidades;
Padrões básicos dos sistemas construtivos e;
Acabamentos.

2. Estudo preliminar
É na fase de estudo preliminar que o cliente recebe:
A primeira proposta de projeto;
Perspectivas em 3D;
Plantas humanizadas;
Vistas e layouts conceituais e;
Apresentação de variações de projeto

3. Anteprojeto
O anteprojeto é a evolução do estudo preliminar, nele são especificados os elementos, instalações e componentes, necessários para a total compreensão do projeto pelo cliente.
Plantas dos pavimentos;
Cortes esquemáticos;
Fachada principal e;
Especificação prévia dos principais acabamentos de fachada.
Nesta fase ainda é possível realizar alterações no projeto.

4. Projeto Arquitetônico
Se divide em subetapas:

4.1. Projeto básico ou legal
É nessa etapa que ocorre a elaboração de todos os desenhos técnicos de arquitetura necessários para aprovação do projeto na prefeitura.
Trata-se do desenvolvimento mais aprofundado do anteprojeto, contendo todas as informações necessárias à perfeita compreensão do projeto, possibilitando o início do desenvolvimento dos projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural, sistemas, etc.).
Com o projeto básico temos informação suficiente para a elaboração de estimativas de custo, de prazos e serviços de obra (a ser executado por terceiros).
É no projeto básico que se tem a obtenção de licenças e alvarás de obra, de acordo com as normas vigentes e posturas dos órgãos municipais competentes, portanto nessa fase são também necessários os dados de documentação jurídica e cadastrais do imóvel, pagamento de taxas e emolumentos legais (a cargo do cliente) e levantamento topográfico/sondagem do terreno (tudo isso a cargo do cliente).
Não é de responsabilidade dos arquitetos o acompanhamento do processo de aprovação na prefeitura, se desejar esse trabalho, deve ser orçado na contratação.
Fica a cargo dos arquitetos revisarem o projeto quantas vezes forem necessárias para aprovação municipal.

4.2. Projeto Executivo
Essa é a subetapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação, completas, definitivas, necessárias e suficientes à contratação e à execução dos serviços de obra correspondentes.
Do projeto executivo devem constar memoriais descritivos com especificação de todos os materiais de acabamentos, louças e metais; detalhe das esquadrias, escadas e guarda-corpos; planta com paginação de piso, elevações de todas as paredes que compõe a área molhada.
(Banho e cozinha); planta de forro; marcação de elementos de elétrica e pontos de iluminação gerais; elevação de todo o mobiliário fixo; planilhas de orçamento e cronogramas básicos.

5. Assessoria para aprovação de projeto.
A assessoria para aprovação de projeto na prefeitura deve ser prestada por profissional com registro, visando ao auxílio técnico para a aprovação de projetos. É importante saber que na reunião para avaliação do projeto na prefeitura é exigida a presença do responsável técnico do projeto.

6. Acompanhamento de obra
O acompanhamento é exercido por profissional ou empresa de engenharia ou arquitetura e urbanismo para verificação da implantação do projeto na obra, o objetivo é garantir que sua execução obedeça fielmente às definições e especificações técnicas do projeto arquitetônico.

7. As Built
Além dos projetos acima, em alguns casos é importante documentar com exatidão, por meio de plantas e memoriais, todos os serviços executados e especificações detalhadas dos insumos utilizados na obra (materiais, códigos de fabricante, cores etc.). Comumente chamada de As Built, do inglês, como construído, essa relação serve para a manutenção, conservação, reforma e futuras ampliações do objeto. A responsabilidade da Documentação As Built é do responsável técnico da empresa contratada, o detentor da ART ou RRT de execução.

Construbid.com.br


Turnkey?
Publicado por: Sheila Zeuli em 05/03/2020

Chave na mão, ou turn key, é uma modalidade de aquisição onde o fornecedor entrega a obra em condições de uso imediato.
O termo Turn Key originalmente era utilizado no setor imobiliário, para descrever uma casa pronta para morar, completa em estrutura decoração e mobiliário.
Também se aplica a empresas que oferecem soluções para um projeto em todas as etapas - consultoria, projeto, infraestrutura, implantação, treinamento, operação, manutenção e reformas utilizando uma única empresa, e dando fim as reclamações e confusões causadas por diversos prestadores em uma só obra.

Construbid.com.br


Por que ter um contrato de prestação de serviços assinado entre o cliente e a empresa prestadora de serviços?
Publicado por: Sheila Zeuli em 02/03/2020

Ter um contrato de prestação de serviços construção civil é possuir uma ferramenta importante para garantir direitos e deveres às partes. O contrato além de oferecer segurança jurídica, também assegura que o combinado será cumprido.
O contrato deve conter em detalhes as características do serviço a ser feito, prazo de execução e entrega, penalidades, pagamento, hipóteses de rescisão, garantias e outras condições gerais firmadas entre as partes.




Construbid
A melhor solução para você realizar seus projetos, reformas e construções prediais.

Teve alguma dúvida?
Nosso suporte esta pronto para te responder.
Você pode entrar em contato pelo:
WhatsApp (11) 95088-0058 ou pelo nosso e-mail suporte@construbid.com.br
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h as 18h.


Saiba mais: [Blog para COMPRADORES]   [Blog para FORNECEDORES]
Conheça: [Como ser um Franqueado Construbid]   [Formulário Executivo de Novos Negócios]   [Ações de Marketing]