Construbid.com.br

Login Plataforma Construbid


ARTIGOS



Falando a mesma língua

Quem é apaixonado, assim como eu, e atua com negócios do setor da construção civil, diariamente encontra situações aonde clientes e parceiros utilizam-se de alguns termos, ora específicos do setor, ora comumente utilizados por profissionais da área de negócios. Ter claro o significado destes termos te ajudará muito no dia-a-dia.

Busquei escrever neste artigo os termos que costumo ouvir, falar e escrever com maior frequência, portanto há uma infinidade de outros termos, alguns mais técnicos utilizados por engenheiros e arquitetos, porém o público-alvo são profissionais da área de negócios, vendas.

Acabamento: Remate final da estrutura e dos ambientes da imóvel, feito com os diversos revestimentos de pisos, paredes e telhados.

Alvenaria: Conjunto de pedras, de tijolos ou de blocos – com argamassa ou não – que forma paredes, muros e alicerces. Quando esse conjunto sustenta a casa, ele chama-se alvenaria estrutural.

Apresentação da proposta e/ou projeto: Apresentação da proposta comercial e do projeto pelo fornecedor para o cliente.

ART: Anotação de Responsabilidade Técnica-ART. A ART é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas.

Bid: Licitação / Concorrência. Leilão reverso: Como o próprio nome diz, o leilão reverso é o oposto do leilão tradicional, ou seja, vence o fornecedor que efetuar o pré-orçamento com o menor preço.

Check list inspeção final: Atividade de avaliação realizada pelo fornecedor juntamente com o cliente para entrega da obra. Todos os itens da obra são avaliados e confirmado a sua correta funcionalidade. Itens identificados com problemas são relacionados no check-list e são solucionados antes do término da obra.

Composição do orçamento:
a. Valor Global: Valor total do orçamento.
b. Item da RFQ: Item do orçamento solicitado pelo cliente.
c. Item Adicional: Item adicionado pelo fornecedor necessário para complementar um item da RFQ.
d. Item Omisso: Item adicionado pelo fornecedor relacionado a uma necessidade na obra não relatada na RFQ.

Condições de pagamento: Fornecedor informa quais condições o cliente poderá realizar o pagamento, tais como à vista, parcelado ou financiado.

Contrato de prestação de serviços: Documento que regulariza formalmente o acordo entre o comprador e o fornecedor. Descreve principalmente o que esta sendo adquirido, as regras de pagamento e as obrigações das partes.

Custos de mobilização e desmobilização de obra: Tem como origem os contratos de obras ou grandes serviços de engenharia que envolvem necessidades de implantação de canteiros de obras, fixação de equipamentos de grande porte, alocação de grande número de funcionários.

Design-build (DB): É um sistema de entrega de projeto usado no setor de construção.
É um método para entregar projetos de engenharia no qual os serviços de projeto e construção são contratados com uma única entidade, normalmente uma empresa construtora.

Desmobilização imóvel: Retornar o imóvel as características entregues ao locatário quando o mesmo foi alugado.

e-Procurement: É a compra e venda de empresa para empresa ou empresa para consumidor ou empresa para governo de suprimentos, trabalho e serviços através da internet, bem como outros sistemas de informações e redes, como intercâmbio eletrônico de dados.

Facilities: Departamento que atua cuidando das operações de dia a dia de uma empresa. Trata-se de uma figura que vem ganhando espaço dentro do ambiente de trabalho e tem atividades voltadas basicamente para questões como infraestrutura, segurança, limpeza e tecnologias de telecomunicações.

Fechamento / Definição do fornecedor: Momento em que o cliente define o fornecedor que realizará o projeto e/ou a obra.

Forma de pagamento: Cliente realiza o pagamento da obra através de boleto ou depósito bancário.

Habite-se: Documento emitido pela prefeitura com a aprovação final de uma obra, permitindo ser habitada.

Homologação de fornecedor: Processo de auditoria para validar a capacidade técnica e financeira de potenciais fornecedores.

Mapa comparativo de preços: Documento apresentado ao comprador/cliente com o comparativo dos orçamentos enviados pelos fornecedores.

Memorial descritivo de obras: É o documento onde são detalhados todos elementos, processos, insumos, etapas e demais itens relevantes para execução da obra.

NDA: Do termo em inglês Non-Disclosure Agreement (NDA) em português Acordo de não-divulgação é um contrato legal entre pelo menos duas partes que descreve material confidencial, conhecimento ou informação que as partes desejam compartilhar entre si para determinados fins, mas desejam restringir o acesso.

Procurement: É o processo de encontrar, avaliar, concordar com os termos e adquirir bens, serviços ou obras de uma fonte externa, geralmente por meio de um processo de lances / licitação.

Retrofit: É um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais seguro e confortável para os usuários.

RFI: Do termo em inglês Request For Information (RFI) em português Requisição de Informação tem como objetivo saber quais são exatamente os produtos (bens ou serviços) que o mercado pode oferecer, reunindo informações para ajudar na tomada de decisão no processo de aquisição.

RFP: Do Termo em inglês Request For Proposal (RFP) em português Requisição de Proposta é um documento que solicita uma proposta.

RFQ: Do termo em inglês Request For Quotation (RFQ) em português Requisição de Cotação.

Rodada de esclarecimento de dúvidas: Período destinado para os fornecedores esclarecerem suas dúvidas quanto ao projeto e a obra junto ao cliente.

Rodada de negociação: Período de negociação entre o cliente e o(s) fornecedor(es) finalista(s).

Seguro de obra: É tecnicamente chamado de Seguro de Riscos de Engenharia e foi desenvolvido para garantir toda a segurança para obras dos mais diferentes tipos. É um seguro que oferece a proteção ideal para sua construção, ampliação ou reforma, cobrindo inclusive os danos causados a terceiros.

Short-list: Lista com os fornecedores que apresentaram os melhores orçamentos e que entrarão na fase de negociação.

Sourcing em compras: A tradução literal de source pode parecer um pouco confusa, uma vez que significa tanto compra ou aquisição como terceirização. Trata-se de procurar formas para suprir as necessidades materiais do negócio. O sourcing diz respeito, portanto, a uma série de processos relacionados aos fornecedores.

Turn key: O termo “chave na mão” refere-se ao contrato de empresa para empresa, onde todo o processo é de inteira responsabilidade da contratada, entregando a obra em estado de pleno funcionamento.

Terraplanagem: Preparação do terreno para receber a construção.

Visita técnica: Inspeção realizada no local da obra para avaliação técnica para atendimento da demanda do cliente.

Autora: Beatriz Santos
Publicado em 16/12/2020
Beatriz Santos é especialista em negociação. Atuou em grandes empresas nacionais e internacionais gerenciando contas de clientes de grande e médio porte.

Publique seus artigos na Construbid!
Seus artigos poderão ser lidos por milhares de profissionais.
Clique aqui e saiba mais



Entendendo os termos RFP, RFQ, RFI e NDA

Olá pessoal, neste artigo busco esclarecer quatro acrônimos muito utilizados durante negociações. Acrônimos são palavras que se formam pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras de uma expressão.

RFI
Do termo em inglês Request For Information (RFI) em português Requisição de Informação tem como objetivo saber quais são exatamente os produtos (bens ou serviços) que o mercado pode oferecer, reunindo informações para ajudar na tomada de decisão no processo de aquisição.
Uma Requisição de Informação deve conter um convite ao potencial fornecedor perguntando sobre seu interesse em participar do processo de levantamento de informações, seus dados comerciais e organizacionais e as características técnicas do seu produto.


RFP
Do Termo em inglês Request For Proposal (RFP) em portugês Requisição de Proposta é um documento que solicita uma proposta, geralmente feita por meio de um processo de licitação, por uma agência ou empresa interessada em adquirir uma mercadoria, serviço ou ativo valioso, a fornecedores em potencial para enviar propostas de negócios.
Ela normalmente é elaborada e enviada no início do ciclo de compras, no estudo preliminar ou na fase de compras.
Quando o comprador informa a sua demanda para a Construbid, automaticamente este demanda se transforma em um RFP, sendo que todos os fornecedores envolvidos no processo de BID (lances) passam a ter acesso ao mesmo documento, inclusive o documento original do cliente, se este for fornecido por ele.


RFQ
Do termo em inglês Request For Quotation (RFQ) em portugês Requisição de Cotação é um processo comercial em que uma empresa ou entidade pública solicita uma cotação de um fornecedor para a compra de produtos ou serviços específicos. RFQ geralmente significa o mesmo que:
Call For Bids (CfB) = Chamada de lances e;
Invite for Bids (IfB) = Convite para lances (IfB).
Uma RFQ normalmente envolve mais do que o preço por item. Informações como condições de pagamento, nível de qualidade por item ou duração do contrato podem ser solicitadas durante o processo de licitação.


NDA
Do termo em inglês Non-Disclosure Agreement (NDA) em português Acordo de Não-Divulgação é um contrato legal entre pelo menos duas partes que descreve material confidencial, conhecimento ou informação que as partes desejam compartilhar entre si para determinados fins, mas desejam restringir o acesso.
NDA geralmente significa o mesmo que:
Confidentiality Agreement (CA)= contrato de confidencialidade;
Confidential Disclosure Agreement (CDA) = Contrato de Divulgação Confidencial;
Proprietary Information Agreement (PIA) = Contrato de Informações Proprietárias ou;
Secrecy Agreement (SA) = Contrato de Sigilo

Uma observação interessante: No Brasil, o NDA é normalmente pronunciado em Inglês (êni di ei), diferentemente dos outros 3 acrônomos - RFI, RFP, RFQ - citados acima que são usualmente soletrados em Português.

Autora: Sheila Zeuli
Publicado em 05/03/2020
Sheila Zeuli é cofundadora da Construbid. Possui 15 anos de experiência no mundo corporativo atuando como consultora e empresária.

Publique seus artigos na Construbid!
Seus artigos poderão ser lidos por milhares de profissionais.
Clique aqui e saiba mais


Construbid
Ajudamos profissionais de compras, facilities, properties e workplace a realizarem suas obras

Teve alguma dúvida?
Nosso suporte esta pronto para te responder.
Você pode entrar em contato pelo:
WhatsApp (11) 99513-2579 ou pelo nosso e-mail negocios@construbid.com.br
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h as 18h.
ACESSO A ÁREA DE VENDAS